A escolha da melhor gordura para cozinhar depende de alguns fatores como o tipo de preparo (alta ou baixa temperatura), valores nutricionais e preferências pessoais (como sabor e dieta).
1. Azeite de oliva extravirgem- A gordura mais saudável, de forma geral e considerando o uso cotidiano, é rico em antioxidantes e gorduras monoinsaturadas (boas para o coração). Tem ação anti-inflamatória e pode reduzir o risco de doenças crônicas. É melhor quando usado cru, em refogados leves, finalizações e saladas. Mas é sensível ao calor, pois perde propriedades em altas temperaturas (evite frituras profundas).
2. Óleo vegetal (soja, canola, milho) é barato e com alto ponto de fumaça. Mas, é geralmente ultraprocessado e passa por vários processos químicos. Pode ter mais ácidos graxos ômega-6 (pró-inflamatórios em excesso).
3. Gordura suína (banha) - É saborosa e estável em altas temperaturas, mas é gordura saturada, embora seja menos nociva do que se pensava. Melhor se usada emfrituras, assados e receitas tradicionais. Se for artesanal ou de boa procedência, é uma ótima opção para cozinhar.
4. Óleo de coco – Ésaudável com moderação, porém, é muito rico em gordura saturada (pode aumentar colesterol LDL em excesso).É resistente ao calor, agradável em certas receitas e se você curte o sabor. Melhor quando usado no preparo de doces e pratos tropicais.
Clique no link para comprar: https://amzn.to/44yktno

5. Manteiga - Tem sabor excelente, contém vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K). Melhor quando usada em refogados rápidos, grelhados e molhos. Mas, queima fácil (baixa temperatura) e contém gordura saturada. Prefira a ghee (manteiga clarificada) para alta temperatura.
6. Ghee (manteiga clarificada) é mais estável em altas temperaturas do que a manteiga comum, é isenta de lactose e caseína, contém vitaminas A, D, E e K. Boa para quem segue uma dieta mais natural e quer sabor. Clique no link para comprar: https://amzn.to/44z3ZeM

7. Margarina - barata e fácil de espalhar, mas geralmente desaconselhada para cozinhar, pois muitas ainda contêm gorduras trans e são ultraprocessadas.
Além da escolha da melhor e mais saudável gordura para cozinhar, é preciso se atentar às embalagens. A escolha entre garrafas plásticas ou de vidro para óleos vegetais faz bastante diferença, principalmente em relação à saúde e à conservação do produto.
Garrafas plásticas são mais baratas e leves, entretanto mais suscetíveis à liberação de substâncias químicas (como BPA ou outros disruptores endócrinos), especialmente se expostas ao calor ou luz e apresentam maior oxidação especialmente no caso do azeite (o óleo pode perder qualidade mais rapidamente).
Garrafas de vidro (especialmente escuras) são mais seguras, pois não liberam substâncias tóxicas, oferecem melhor conservação, protegem contra a luz e mantêm os compostos saudáveis (como polifenóis e vitaminas). Se comprar em plástico, mantenha longe do calor e da luz e consuma rápido
Clique no link para comprar: https://amzn.to/442SImX

“Este post contém links afiliados. Isso significa que posso receber uma comissão se você comprar através deles, sem custo extra para você.”