Cães trazem uma série de vantagens, tanto emocionais quanto físicas e sociais: eles trazem companhia constante, são ótimos companheiros e ajudam a reduzir a solidão, o estresse e a ansiedade. Interagir com um cão pode liberar endorfinas e reduzir o cortisol, o hormônio do estresse, melhorar o humor pela sua presença, ajudar a combater sintomas de depressão e melhorar o bem-estar geral. Dá um novo sentimento de propósito, pois cuidar de um animal cria responsabilidade e rotina, o que é benéfico especialmente para quem vive sozinho.
Passear com o cão estimula o exercício diário, melhora a saúde cardiovascular pois, está provado que donos de cães têm menor pressão arterial e risco reduzido de doenças cardíacas, além de um sistema imunológico mais forte. Especialmente em crianças pode diminuir a probabilidade de desenvolver alergias e asma.
Adotar ou comprar um cão: qual a melhor escolha?
A decisão de ter um cão já é, por si só, um gesto lindo. Mas aí vem a dúvida: adotar ou comprar? E a resposta ideal depende de alguns fatores — mas tem um ponto que sempre vale lembrar: o amor que você vai receber é o mesmo.
Adotar é um ato de amor (e salvação), um ato de empatia e responsabilidade social. é dar uma segunda chance a um animal que muitas vezes já sofreu abandono, maus-tratos ou vive em abrigos superlotados. É transformar uma vida — e ser transformado por ela.
Vantagens da adoção:
- Você salva vidas (a do cão e a sua).
- Cães de adoção costumam ser muito gratos e afetuosos.
- Há muitas opções, tamanhos, idades e personalidades diferentes esperando um lar.
- O custo é bem menor do que na compra (e muitos já vêm vacinados e castrados).
Comprar: quando há um motivo consciente e responsável — principalmente por pessoas que precisam de raças específicas (ex: cães-guia, cães de suporte emocional, alergias específicas, etc).
Que tal fazer um carinho para seu pet? Dê uma olhadinha nestes produtinhos!
“Este post contém links afiliados. Isso significa que posso receber uma comissão se você comprar através deles, sem custo extra para você.”